quinta-feira, 31 de março de 2011

A Integração da Comunicação


A Comunicação Corporativa consiste no alinhamento da comunicação entre todos os níveis da organização, desde a direção até os cargos operacionais, com o objetivo de garantir a consistência e a credibilidade para empresa.
Toda mensagem tem que ser passada de forma igual a todos os públicos atingidos: interno; terceirizado; clientes; parceiros; etc. Onde todos possam ter a mesma percepção da organização e receber de forma unificada as novidades e diretrizes desta empresa.
Alguns especialistas do mercado de marketing consideram, que a década de 90 viveu-se a “Era do Marketing” baseada na estratégia de mercado e atendimento ao cliente, através de sistemas de informação como o “CRM – Customer Relationship Management”, e as ações isoladas  de propaganda, publicidade, promoção, merchandising, relações públicas, entre outras.  Mas, percebe-se que a partir daí, com a mudança global, principalmente na área de rede, até mesmo por conta da comunicação globalizada, surge um novo momento na história: o do “Conhecimento e Informação”, e o foco principal passa a ser a gestão estratégica na integração do homem com a tecnologia. É aí, que surge a necessidade, da integração destas ferramentas, que até então, eram utilizadas de forma separada. Uma transformação e unificação que possibilita o uso e criação de diversos canais interativos disponíveis: o mix de comunicação.
Hoje, em meio a tanta informação e diversificação de ferramentas, supostamente de marketing, as empresas enfrentam grande desafio em saber de como sobressair com suas estratégias.
É aí, que entra o papel da gestão comunicacional, que saberá identificar e empregar soluções de Comunicação Integrada, em todas as circunstâncias de comunicação, através de pesquisa e planejamento para definição de prazo, verba, público alvo e objetivo. Resumindo, a Comunicação Integrada estabelece uma comunicação eficiente da empresa com seus mercados, desde que as ferramentas do mix de comunicação sejam utilizadas no contexto certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário