terça-feira, 27 de outubro de 2015

Release, o que é? Como desenvolver um com eficácia?

O release, press release, ou comunicado de imprensa, como também é conhecido, é uma ferramenta muito eficiente para divulgação. Que se bem construído, pode gerar uma boa notícia. Daí a importância das organizações entenderem o que é e como se faz um release com eficácia.

A vantagem de uma organização em trabalhar com um release bem planejado e formulado, é que a mídia, as matérias e notas publicadas em blogs, jornais, revistas, etc., podem trazer retorno em tornar o negócio conhecido; reconhecimento e fortalecimento da marca; exposição e destaque para o negócio, entre outras vantagens.

O ambiente da comunicação é competitivo e para se destacar nesse contexto, é necessário planejamento, criatividade e muita organização na criação do release. Seguem algumas dicas para desenvolver um bom press release.

Antes de tudo, é preciso checar se a informação tem relevância jornalística. Ou seja, nem tudo que acontece na organização ou empresa é notícia. Ocupe a atenção dos pauteiros e jornalistas apenas com dados e informações de qualidade.

É imprescindível ter uma boa redação.

O título do release precisa ser impactante para chamar a atenção dos veículos de comunicação.

A informação mais importante deve estar no primeiro parágrafo. No jornalismo é conhecido como Lead, a primeira parte de uma notícia, geralmente em destaque para fornecer ao leitor a informação e tomar-lhe a atenção.

Usar frases e parágrafos curtos. Desta forma facilitará uma rápida visualização dos pauteiros e repórteres que recebem muitos outros releases, diariamente, e tem urgência em apurar se aquele é ou não notícia. Então, para assegurar que lhe prenda a atenção, escreva seu release com estrutura jornalística, respondendo logo no primeiro parágrafo, com as perguntas básicas: o que, por que, quando, onde, quem?

Evite excessos de adjetivos. Apenas, informe a notícia, desta forma a informação de seu release pode gerar credibilidade. Pode ser um erro exagerar nas informações.

Essencial incluir os contatos para a comunicação, e-mail, telefone, tudo que puder facilitar, caso o jornalista se interesse pela pauta.

É importante saber para quem vai enviar o release. Conhecer os perfis dos veículos de comunicação pode facilitar e esclarecer qual a melhor forma da linguagem a ser redigida.
Gostou? Quer saber mais? Entre em contato, teremos prazer em atendê-lo!


Bom release!

Nenhum comentário:

Postar um comentário