Os eventos ou
feiras de negócios, considerados uma grande ferramenta de marketing, são
oportunidades para criar ou ampliar negócios, firmar parcerias, consolidar marca,
gerar mailing de clientes e fornecedores, fazer pesquisa de mercado, entre
outras formas possíveis de retorno. Inclusive, arriscamos dizer, que a
relevância pode estar na troca de experiência dos profissionais dos mercados
envolvidos, onde podem aproveitar certa informalidade, para compartilhar
vivências e até sugerir soluções para o setor.
Ao investir em um
evento, é necessário que se pense em todas as suas etapas, principalmente no
objetivo (sim, pasmem! Tem muitas organizações que entram em um evento sem
antes saber, de fato, o que se quer no final). Citamos algumas possibilidades,
mas é necessário ter planejamento de ações estratégicas do antes, durante e
depois do evento.
As ações
estratégicas não podem parar ao término do evento, pois é a partir dele, que
certamente novos negócios e experiências surgirão.
Todo evento deve
ser finalizado de maneira adequada, pois o descuido de qualquer item, pode
comprometer o objetivo final, anteriormente planejado. Por este e outros
motivos, é muito importante, sempre, o acompanhamento de um profissional
capacitado.
Uma vez terminado
um evento, que com certeza já deve ter sido planejado em todas as suas etapas, com
seus respectivos checklists e
devidamente executados, apresentam-se um conjunto de elementos, que deverão ser
sinalizados. Daí a necessidade do famoso feedback
pós-evento.
O feedback é um instrumento essencial nas
relações humanas, para que se obtenha um desenvolvimento e aumento de
resultados. Assim, também acontece com o mundo corporativo, e neste caso com os
eventos. Um profissional sem feedback,
pode perder a motivação por não saber se está atendendo as expectativas da
gestão. Também, para o evento sem feedback, não se saberá a sua devida
importância para o organizador.
Este feedback pós-evento pode ser iniciado
com questões simples, mas de grande valor. Toda a finalização tem que ocorrer
de forma organizada e satisfatória para todos os envolvidos: cliente,
fornecedor, empresa, colaboradores, etc.
Um estudo das
avaliações de performance sobre os pontos positivos e negativos é de
fundamental importância, assim como o alcance do objetivo idealizado. Aplicar a análise SWOT no pós evento, pode fazer toda a diferença.
Entre estas ações
podemos sugerir o envio de um e-mail de agradecimento, telefonemas, utilizar
fotos e filmagens para futuros eventos, assessoria de imprensa, divulgação e
promoção dos produtos ou serviços oferecidos no evento, e muitas outras ações,
talvez peculiares dos organizadores.
O importante é aproveitar
que as informações ainda estão frescas na cabeça, para já traçar o planejamento
do próximo evento.
Atenção! Só haverá
um pós-evento bem feito, quando houver uma boa preparação e execução, no pré e
durante o evento.
Que o fim de um
evento, seja o início de novos e bons negócios.
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