Feiras e eventos corporativos, são
considerados um dos meios mais eficazes para a promoção comercial. As feiras proporcionam condições de
negociação imediata, assim como a possibilidade de criar relacionamento para
futuras negociações; traçar estratégias comerciais e elevar a competitividade.
E não poderia ser diferente com a Bienal
Internacional do Livro de São Paulo, considerado o maior evento literário do
país e que movimenta toda cadeia produtiva do livro, envolvendo editoras,
autores, livrarias, distribuidores, etc.
A presença nesta feira setorial, tem se
tornado cada vez mais estratégica para o mercado livreiro.
Em meio ao mercado cada vez mais
competitivo, é imprescindível para as empresas responsáveis, pelo protagonista
do evento, o livro, procurem destaque na mídia. Podendo ter retorno com
benefícios para a imagem corporativa, como credibilidade que possam agregar ao
produto, serviço ou marca e consequentemente, alavancar vendas.
Lançamentos de livros, sessões de autógrafos,
debates, contações de histórias, oficinas, brincadeiras e muito mais. Não basta
fazer a melhor programação para o estande expositor, é preciso comunicar,
mostrar o que fez e de que forma. Entre tantos atrativos, como a imprensa
saberá o que acontece em cada estande expositor? Como o jornalista vai saber
que o expositor tem determinado diferencial a apresentar na feira?
Entre uma programação tão ampla, seria
impossível a imprensa conseguir visitar todos os expositores e saber qual o
diferencial de cada um. É aí que entre o papel do assessor de imprensa: saber
destacar o que pode ser notícia, na hora certa, ao veículo de comunicação
certo.
A assessoria de imprensa facilita a
relação entre o expositor e a mídia, através de geração de conteúdo, conhecimento
e direcionamento de mailing. O assessor de imprensa, tem técnicas e estratégias
a serem utilizadas, até mesmo no momento de redigir um bom release. Sabe
exatamente o que pode ou não interessar ao jornalista e conseguir emplacar as
possibilidades de publicação.
Portanto, com preparação técnica, planejamento
e qualidade é possível traçar estratégias comerciais fomentar a criação de um
ambiente favorável para a geração de oportunidades de negócios e estimular o
crescimento.
Editoras e livreiros, que tanto investem
para estar em uma feira desta magnitude, ao traçar seu planejamento do evento,
é importante, antes, conversar com um bom profissional de comunicação. Somente
este poderá fazer com que suas atividades e desempenho alcancem os objetivos
através dos meios de comunicação.
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