Quem
nunca passou pela situação de “ser o último a saber”? Com certeza deve conhecer
alguém que já tenha passado por isso, não é mesmo?
Seja lá
qual for o assunto, que sensação será causada por uma situação dessa? Podemos
afirmar que, certamente não será uma sensação de entusiasmo ou motivação.
Pasmem,
isso é mais comum do que imaginamos no mundo corporativo. Muitos colaboradores
das organizações, ficam sabendo sobre as notícias e informações da própria empresa
em que trabalham, através de publicações na imprensa, ou até mesmo, por meio de
conversas de colegas pelos corredores da empresa, a chamada “rádio peão”.
Uma
empresa pode oferecer produtos ou serviços de ponta, mas só conseguirá um
diferencial frente a concorrência, se der a devida atenção na comunicação com
seus colaboradores. Desta forma, conseguirá estimular e motivar para que se
sintam importantes e parte do processo.
Pesquisa
de mercado, já comprovou que antes de uma empresa vender um produto ou serviço
para seus clientes, precisa primeiro, convencer seus funcionários a comprá-lo. Isso
significa, torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da organização
e igualmente preocupado com seu desempenho.
O
colaborador deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria
importância.
O
panorama que temos, principalmente em função da globalização e do avanço das
redes, é que a busca pela melhoria da qualidade dos produtos e serviços
oferecidos já não é mais um diferencial, e sim um fator obrigatório. O
diferencial hoje está nas pessoas, na comunicação estabelecida entre elas, e
para elas.
A
comunicação empresarial bem desenvolvida pode gerar e repassar informações de
nível corporativo para os diversos públicos com que a empresa se relaciona:
imprensa, comunidade, clientes, fornecedores, parceiros e principalmente
funcionários, colaboradores.
Vale salientar a
importância de um profissional sério da área da comunicação ou uma assessoria
especializada em Comunicação Empresarial, que tenha expertise e saiba direcionar a organização, com ações e estratégias específicas para uma gestão eficaz de
comunicação interna. Desta forma, acontecerá muito mais que uma comunicação interna,
acontecerá um engajamento entre colaboradores e empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário