terça-feira, 5 de abril de 2016

Comunicação Interna: o fim do blá blá blá!

Quem nunca passou pela situação de “ser o último a saber”? Com certeza deve conhecer alguém que já tenha passado por isso, não é mesmo?

Seja lá qual for o assunto, que sensação será causada por uma situação dessa? Podemos afirmar que, certamente não será uma sensação de entusiasmo ou motivação.

Pasmem, isso é mais comum do que imaginamos no mundo corporativo. Muitos colaboradores das organizações, ficam sabendo sobre as notícias e informações da própria empresa em que trabalham, através de publicações na imprensa, ou até mesmo, por meio de conversas de colegas pelos corredores da empresa, a chamada “rádio peão”.

Uma empresa pode oferecer produtos ou serviços de ponta, mas só conseguirá um diferencial frente a concorrência, se der a devida atenção na comunicação com seus colaboradores. Desta forma, conseguirá estimular e motivar para que se sintam importantes e parte do processo.

Pesquisa de mercado, já comprovou que antes de uma empresa vender um produto ou serviço para seus clientes, precisa primeiro, convencer seus funcionários a comprá-lo. Isso significa, torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da organização e igualmente preocupado com seu desempenho.

O colaborador deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância.

O panorama que temos, principalmente em função da globalização e do avanço das redes, é que a busca pela melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos já não é mais um diferencial, e sim um fator obrigatório. O diferencial hoje está nas pessoas, na comunicação estabelecida entre elas, e para elas.

A comunicação empresarial bem desenvolvida pode gerar e repassar informações de nível corporativo para os diversos públicos com que a empresa se relaciona: imprensa, comunidade, clientes, fornecedores, parceiros e principalmente funcionários, colaboradores.

Vale salientar a importância de um profissional sério da área da comunicação ou uma assessoria especializada em Comunicação Empresarial, que tenha expertise e saiba direcionar a organização, com ações e estratégias específicas para uma gestão eficaz de comunicação interna. Desta forma, acontecerá muito mais que uma comunicação interna, acontecerá um engajamento entre colaboradores e empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário